segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ypiranga vence Petrolina e tem esperança no Campeonato Brasileiro da serie D


arruda

A disputa por vaga na zaga do Santa Cruz

POSTADO POR Thiago Wagner da Silva ÀS 20:48 EM 20 DE Agosto DE 2012

Vágner é um dos jogadores que disputam a posição na defesa coral. Foto: Jamil Gomes/Divulgação
Por Rômulo Alcoforado
Pela primeira vez na Série C deste ano, William Alves e Édson Borges não jogam. Suspensos com três cartões amarelos, ficam de fora da partida de sábado, diante do Águia de Marabá(PA), no Arruda. Desde o início da competição, Zé Teodoro formou a defesa titular com os dois atletas. Como as ausências calharam de ser na mesma rodada, o treinador terá de mudar a dupla de zaga. Que será inédita -quaisquer que sejam as escolhas do treinador.

Lutam, pelas vagas restantes, quatro jogadores - entre os quais, só dois já atuaram na Série C: Éverton Sena e Diego Bispo. Sempre entrando no decorrer da partida. Este último, por sinal, só foi acionado em um jogo no ano.

As outras opções são mais experientes . Vágner, 28 anos, foi titular durante boa parte do Campeonato Pernambucano - inclusive, na reta final do estadual. Formava dupla com William Alves, mas acabou perdendo espaço por conta de uma lesão na inter-temporada. Pode retornar, agora, à equipe. O outro nome possível é, também, bem conhecidopela torcida coral. Mas quase somente vestindo a camisa de um rival: o Sport. César Lucena chegou ao Arruda para a disputa do nacional, mas só atuou em amistosos.
A dúvida sobre a zaga coral só começará a ser desfeita a partir de amanhã à tarde, quando o grupo de jogadores do Santa Cruz volta a treinar. Hoje, os atletas que viajaram para o Mato Grosso tiveram folga geral.

O foco agora , portanto, volta-se completamente para a partida de sábado. O Tricolor está em situação curiosa na competição. A dois pontos do G4 e a três do grupo que cai para a Série D. O goleiro Fred indica como chegar ao primeiro grupo -e, claro, afastar-se do temido segundo. "Sabemos que jogamos bem contra o Luverdense, mas não ganhamos. Agora não tem como perder mais. Temos de vencer, seja dentro ou fora de casa", diz.

TIAGO CARDOSO - Por falar em goleiro, boa notícia para a torcida do Santa Cruz. O ídolo Tiago Cardoso, após várias idas e vindas ao Departamento Médico, vai ser liberado, a partir de amanhã, para começar a fazer trabalhos físicos. Em geral, no Tricolor do Arruda, quando o atleta sai do DM, é entregue ao departamento físico para recuperar o condicionamento, depois dá início a um processo de transição para, só então, voltar aos gramados. O arqueiro - fora desde o fim do Campeonato Pernambucano (em maio)- está no segundo estágio desse "roteiro" - cujo fim parece estar próximo.
clássico dos clássicos

Kuki afirma que Sport é o favorito mas que o Náutico vai buscar seu espaço

POSTADO POR Anderson Malagutti ÀS 19:49 EM 20 DE Agosto DE 2012

Foto: Arquivo
Cordialidades à parte, em semana de clássico o adversário é, nas maiorias da vezes, sempre considerado o favorito. E em Pernambuco não é diferente.

Neste domingo Recife terá o Clássico dos Clássicos entre Sport e Náutico. Com a semana toda para se preparar, as equipes terão tempo para formar o melhor esquema tático para entrar em campo. Kuki, auxiliar técnico do Náutico, em entrevista a Leonardo Bóris, da Rádio Jornal/CBN Recife, afirmou que esses dias serão preciosos.

"Acho que vai ser uma semana muito decisiva para a gente. Porque a gente vai encarar com a mesma seriedade como vem encarando os adversários. Acho que desde aquela vitória que a gente teve aqui contra o Sport que foi uma semana boa. Tiveram outros clássicos que o Náutico não conseguiu vencer o Sport na Ilha. Mas foi uma semana agradável, de trabalho e sem tumulto. Acho que esse é um grupo maduro, com o pé no chão para buscar o resultado que nos cabe", garantiu.

Sobre o Náutico ser favorito no clássico, por estar melhor colocado na tabela, o ex-jogador alvirrubro não quis saber de oba-oba.

"De forma nenhuma. O Sport vai jogar em seus domínios e tem toda a pressão do torcedor. Então o favorito é o Sport. Agora, nós vamos buscar nosso espaço, com inteligência, sem deixar espaços lá dentro. Eu já joguei lá e sei disso. Não dá para deixar eles tomar conta do jogo. Então temos que ter a atenção redobrada e tirar proveito do nosso forte", revelou Kuki.

Com um grupo recheado de jogadores experientes e rodados, mas que mescla com jovens jogadores, Kuki garantiu que o time está focado.

"É um time simples, focado em seus objetivos, sabendo que pode alcançar voos maiores. Acho que no grupo tem grandes líderes e que estão passando essa palavra para a rapaziada. O união e a entrega tem sido total. Então o resultado esta sendo visto dentro de campo", finalizou.

O Náutico encara o Sport, dentro da Ilha do Retiro, no próximo domingo, às 18h30, no fechamento do turno do Brasileirão.
brasileirão

Segundo tempo é o tormento do Sport

POSTADO POR Wladmir Paulino ÀS 18:03 EM 20 DE Agosto DE 2012

Derrota para o Vasco foi construída com gols no segundo tempo. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Quando o juiz apita o início do segundo tempo o torcedor do Sport começa a tremer. E tem nada menos que nove motivos para isso. Das dez derrotas dos rubro-negros na Série A 2012 nove delas consolidaram-se nos 45 minutos finais, entre elas a atual sequência negativa de cinco fracassos seguidos. Só transformando em índice, isso representa 90% das derrotas.

Como não poderia deixar de ser, a quantidade de gols tomados também segue a mesma tendência. O Leão tem a quinta pior defesa do Brasileirão com 26 gols tomados - atrás de Coritiba, Atlético-GO, Figueirense e Náutico. Desses, 18 foram tomados na segunda etapa, o que representa quase 70%. Para ser mais exato, 69,23%.

O Sport perdeu seu primeiro jogo na quarta rodada, quando o Cruzeiro fez 1x0, em Varginha, gol de pênalti convertido por Wellington Paulista aos 28 do segundo tempo. Até então o time tomara apenas um gol nos 45 minutos finais. Foi no empate diante do Flamengo, na primeira rodada. A diferença é que os rubro-negros abriram o placar também na segunda metade.

Depois, empatou sem gols com o Santos e venceu pela primeira vez. Foi diante do Palmeiras. Um gol para cada lado no primeiro tempo e Felipe Azevedo definindo o placar no segundo. Depois do já citado insucesso contra o Cruzeiro, nova derrota concluída no segundo tempo, desta vez frente ao Bahia, em Pituaçu, por 2x1.

Quando recebeu o Internacional, na Ilha, o Sport tomou os dois gols da derrota no primeiro tempo. A única vez que isso aconteceu. O time voltaria a tomar dois nos primeiros 45 na rodada seguinte, contra o Coritiba, no Couto Pereira. Mas reagiu, diminuiu o placar no primeiro tempo e conseguiu a virada no segundo.

Nos dois confrontos seguintes, contra Corinthians e Portuguesa, os adversários voltaram a marcar no segundo tempo. Mas o Sport reagiu também marcando nessa mesma etapa. Com isso arrancou o empate com os campeões da Libertadores e venceu a Lusa - aqui também marcara na etapa inicial.

A derrocada começou em Porto Alegre, contra o Grêmio. Felipe Azevedo abriu o placar no fim de um primeiro tempo em que o Sport soube segurar o oponente. No segundo, uma queda vertiginosa de rendimento. Magrão fez o que pôde mas não deu para evitar o revés por 3x1.

Nos oito jogos seguintes em apenas dois as redes leoninas não foram vazadas na etapa final, justamente os empates sobre Ponte Preta (1x1) e Atlético-GO (0x0). Ao perder para São Paulo (1x0), Vasco (0x2), Figueirense (0x1), Botafogo (2x0) e Fluminense (1x0) os sete gols saíram na metade final.

Derrotas do Sport:

Cruzeiro 1x0 Sport - gol no segundo tempo
Bahia 2x1 Sport - um gol em cada tempo
Sport 0x2 Internacional - dois gols no primeiro tempo
Grêmio 3x1 Sport - três gols no segundo tempo
Sport 1x4 Atlético-MG - um gol no primeiro tempo e três no segundo
São Paulo 1x0 Sport - gol no segundo tempo
Sport 0x2 Vasco - gols no segundo tempo
Sport 0x1 Figueirense - gol no segundo tempo
Botafogo 2x0 Sport - gols no segundo tempo
Fluminense 1x0 Sport - gol no segundo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário